domingo, 31 de julho de 2011

Vaso na mão do Oleiro

Tema: Vaso na mão do Oleiro
Ref.: Bíblica Jeremias 18.1:11 (Leia)
 
O profeta Jeremias viveu em Israel em um tempo em que os seus habitantes eram maus, incrédulos, religiosos e  longe dos caminhos de Deus. Ele foi escolhido por Deus para disciplinar  o seu povo, porém tarefa não tão fácil assim.
Jeremias amava a cidade de Israel, para ele disciplinar o povo lhe doía. Deus lhe deu naquele tempo  profecias duríssimas, isso o entristecia pois o seu povo e  seu rei não queriam submeter-se ao Senhor Deus.
Jeremias escreveu também  o de lamentações, talvez por isso o chamem de profeta chorão, para mim um  rotulo pejorativo, que não condiz  com o  homem de Deus corajoso que ele foi, lamentava-se ao ver sua família e seu povo com coração cada vez mais distantes de Deus.
No versículo acima, Jeremias é despertado pelo Senhor, que o mandou ir a casa do oleiro (fazedor de vasos), e lá ele vê o homem (oleiro), trabalhando com o barro em suas mãos, quando barro estava mais duro ele o amolecia e a medida que a roda  da mesa do oleiro girava o barro era moldado, em um determinado momento, um vaso se formava, mas por um motivo ou por outro, ainda não estava da forma que o oleiro queria. Então ele desfazia o vaso e o amassava, o amolecia de novo e o moldava da maneira que lhe parecia perfeito.
Jeremias ouve a voz de Deus naquela sena, que dizia:
- Não poderei eu fazer de vós como faz o oleiro, ó casa de Israel.
- Eis que como barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel
Jeremias entendeu ali que Deus queria, doutriná-los, moldados, converte-los, levá-los comunhão com Ele a caminhos guiados por Ele próprio, pois o povo de Israel ainda estava andando conforme a sua vontade.

Assim também somos nós, vivendo a nossa maneira, da nossa forma, pelos caminhos errados  fazendo tudo aquilo que nos dá prazer, somos adultero, levianos, incrédulos, idolatras, murmuradores, temos o coração endurecido, longe da vontade do Pai.
Porém Deus nós chama hoje a seu conserto, para estarmos em suas mãos como barro esta na mão do oleiro, para que possamos ser moldados e edificados a sua maneira e se ainda não ficar da forma que lhe parece perfeito, Ele nos refaz.
A vontade de Deus é que ele possa agir em nós. É tempo de deixarmos Deus nos moldar da forma que lhe é perfeito,  moldar em nós um novo caráter, tratar as nossa emoções, moldar em nós a submissão  a Ele.
Por mais que nos possa parecer  doer, Deus  quer aperfeiçoar-nos a cada dia, nos levando a tempos de edificação e fortalecimento. A nossa natureza humana  leva-nos a caminhos diferentes dos que Deus que nos guia e tanta vezes somos resistentes em ouvir o que Ele quer fazer, fugimos da sua presença ao pensar que podemos reger a nossa  própria vida, mero engano, pois o homem não é capaz de cuidar dele mesmo, mas  o nosso Deus quer hoje, consertar caminhos, mudar pensamento, e edificar vidas, através do seu agir e da sua Palavra em nós.
Que você e eu possamos nos submeter ao trabalhar de Deus e que nos tornemos barro nas mãos do oleiro que é nosso Deus.........
Entenda e permita o transformar da sua vida pelo que Ele quer fazer...
Deus te abençoe e te molde, como um vaso novo em Nome de Jesus.
 Carlos Eduardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário